Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.5/5 (1925 votos)




ONLINE
1




 


      Shalom! É maravilhoso encontrá-lo aqui. Esperamos que Deus venha a abençoar grandemente a sua vida, através deste site.

Pr. Paulo César





Total de visitas: 419532
SEGURO MORREU DE VELHO.O DESCONFIADO CONTINUA VIVO
SEGURO MORREU DE VELHO.O DESCONFIADO CONTINUA VIVO

 

SEGURO MORREU DE VELHO; O DESCONFIADO ESTÁ VIVO AINDA

 

Versículo: Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós. 2 Cor. 7.16

 

Introdução: Iremos agora discernir entre a fé em Deus e a crença no próximo e no irmão, no líder. Muitos vivem desconfiados a vida inteira e não conseguem liderar bem, serem bem liderados, não conseguem sequer ter um bom casamento, pois são incapazes de confiar no outro. Mas o que quer dizer Jeremias (17:9) quando disse: “maldito o homem que confia no homem”? Ao fazermos esse estudo obteremos revelações e conhecimento ministrado pelo Espírito é por sua Palavra que nos ajudarão a ter uma postura equilibrada.


I. O que é a fé humana.

O Homem é mais do que ele mesmo, afirma pascal. O Salmo 8 fala sobre o humano como criação especial de Deus. O Crer, a fé, é algo que nasce com o ser humano. A fé é uma experiência humana fundamental; todos possuem fé, até mesmo o ateu. Deus plantou a fé humana e natural no ser humano, que não conseguiria viver sem acreditar em alguém ou alguma coisa. Nesse sentido, crer é condição de existir num convívio humano. Crer vem do latim "credere" constituído de cor + dare ( dar o coração a alguém), traz uma conotação afetiva. Outro sentido é o crédito, que no fundo significa que confio que o outro me dará aquele valor a que eu tenho direito por venda, empréstimos.

A fé, o crer, é uma experiência humana fundamental. Quando nascemos somos totalmente dependentes dos pais para sobreviver O nosso primeiro movimento instintivo é o de confiança no outro que acolhe, que protege e que cuida. Se essa primeira experiência humana é bem sucedida, tem-se a base psicológica para a fé. Cremos no padeiro que fez pão, no piloto do ônibus ou do avião, no médico, no remédio, etc. Mas a bíblia aprova essa dimensão da fé? A Bíblia tem exemplos de pessoas confiando em pessoas? 


II. Confiança humana a luz da bíblia.

Comecemos com o Senhor Jesus, que confiou o reino aos apóstolos ( Lc 22.29; Mt 25.14); Paulo confiou nas igrejas (2 Ts 3.4; Gl 5.10; 2 Co 7.16); Israel confiou em Moisés, seu líder ( Êx 14.31); A mulher virtuosa é confiável (Pv 31.11) 
MAS E JEREMIAS 17.5? O QUE SIGNIFICA "MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM"?

Bom, a Bíblia condena uma confiança em seres humanos quando essa confiança substitui a confiança em Deus. Esse é o sentido dos seguintes textos. Veja: Sl 118.9; Is 31.1; Is 2.22, etc.

A Bíblia ainda nos ensina a não dar crédito a todo espírito; não sermos crédulos, mas provar, testar. Veja 1 Jo 4.1,2. os berramos são um bom exemplo disso, pois antes de crer em Paulo conferiram nas Escrituras seus ensinos, mas certamente depois confiaram no apóstolo, At 17.10-12. Bíblia não nos ensina a viver desconfiados dos irmãos, nos ensina a confiar, como se vou acima, porém não como se confia em Deus, ou seja, discernindo e sabendo que os homens falham.


III. Porque é tão difícil acreditar no outro e como ser confiável 

 

Segundo pensa o teólogo J.B Libânio, existem fatores psicossociais de abandono ou de superproteção na primeira infância que geraram insegurança pessoal; uma paixão que o levou ao invés de crer no outro, a perder-se no outro, um crer sem lucidez, que após uma decepção gerou eterna desconfiança nos homens ou nas mulheres; extrema auto-confiança; extremo medo, etc. Dificultam crer no outro.

Mas os cristãos devem ser confiáveis. Vejamos alguns exemplos de crentes que gozaram de credibilidade nas Escrituras: José no Egito (Gn 39.4-6); Os que reparavam o templo (2 Rs 12.15); A Igreja de Corinto (2 Co 7.16); Samuel (1 Sm 12.3,4), etc. Homens que foram confiáveis porque foram íntegros, fiéis não só a Deus, mas fiéis ao próximo.


PENSANDO:Ser um eterno desconfiado não é o propósito de Deus para nós. Existem pessoas em quem podemos confiar, porém jamais exercer a confiança de que só Deus é digno. Mesmo se alguém lhe desapontar, caso se arrependa, merece perdão. Jesus perdoou Pedro que o desapontou negando-o três vezes. Caso contrário, como viver em comunidade? Como ser igreja num ambiente de desconfiança? Como termos comunhão?